Mais Acessadas

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Hollywood mal assombrada

Os fantasmas não costumam assombrar apenas casas velhas, caindo aos pedaços. Até mesmo mansões milionárias de Hollywood algumas vezes vêem-se às voltas com eles. Essa situação era um aborrecimento constante para a atriz alemã Elke Sommer e para o seu marido, o escritor Joe Hyams, nos anos 60.



O casal chegou à conclusão de que a casa era assombrada, logo após a terem adquirido em 1964. A primeira testemunha foi uma jornalista alemã, que estava a apanhar Sol à beira da piscina, quando viu um estranho no jardim. O homem, aparentemente com mais de 50 anos, estava muito bem vestido, com uma camisa branca, gravata e terno preto. A jornalista falou a respeito da aparição com os seus anfitriões, que ficaram surpresos com o incidente, pois não conheciam ninguém que correspondesse à descrição.


Duas semanas depois, o estranho apareceu uma segunda vez, quando a mãe de Elke Sommer acordou e o viu. A senhora idosa já estava a preparar-se para gritar, quando a figura simplesmente desapareceu.

As duas aparições representaram apenas o começo dos problemas do casal. A partir daquela ocasião, começaram a ser ouvidos estranhos ruídos na casa, pela madrugada a dentro, com uma frequência cada vez maior. Eles ouviam curiosos murmúrios e algumas vezes, tinham até a impressão de que as cadeiras da sala de jantar estavam a ser arrastadas de um lado para outro.

A princípio, Hyams não pensou que o problema pudesse ser causado por meios sobrenaturais. Assim, cortou árvores e arbustos para terminar com os ruídos. Contudo, tal providência de pouco valeu. Todas as noites, antes de se recolher, ele trancava cuidadosamente portas e janelas, mas pela manhã, encontrava uma janela, em particular, aberta. Hyams ouvia frequentemente a porta da frente abrir e fechar durante a noite inteira, porém encontrava-a sempre trancada pela manhã. Frustrado, o escritor instalou três pequenos radio transmissores ao redor da propriedade, mas não conseguiu apanhar nenhum ladrão responsável pelos distúrbios noturnos.

Finalmente, na primavera de 1965, Sommer e Hyams deixaram a casa aos cuidados de um amigo caseiro durante uma viagem à Europa. Por mais que o caseiro trancasse a porta da frente, antes de dormir, ela aparecia escancarada no dia seguinte. E, naquele mês de Agosto, o fantasma fez mais uma visita. O senhor viu um estranho espreitando-o da sala de jantar. O intruso tinha cerca de um metro e oitenta centímetros, era musculado e usava camisa e gravata. Assustado, o amigo do casal Hyams pensou que se tratava de um ladrão, até o homem desaparecer diante dos seus olhos.

Sem encontrar explicação para o problema, Hyams finalmente entrou em contacto com a Sociedade para a Pesquisa Psíquica da Califórnia do Sul, uma entidade que se dedica a estudos mediúnicos, e o caso passou para a Dra. Thelma Moss, psicóloga do Instituto de neuro-psiquiatria da Universidade da Califórnia, em Los Angeles. Ela levou vários médiuns para a casa, inclusive alguns sensitivos locais bastante conhecidos, como Lotte van Strahl e Branda Crenshaw. Alguns dos médiuns sentiram imediatamente a presença do fantasma e as suas descrições combinadas corresponderam aos relatos das testemunhas oculares. Como os médiuns não tiveram acesso anterior a todas aquelas informações, a Dra.Thelma achou essas correlações extremamente significativas. Os sensitivos descreveram o estranho como um cavalheiro de cinquenta e poucos anos, que morrera de ataque cardíaco. De alguma forma, ele ficara ligado à casa, e não queria ir embora.

Enquanto as investigações ainda estavam em curso, Hyams fez algumas perguntas aos ex-proprietários. Chegou à conclusão de que eles, também, haviam sido permanentemente assombrados, porém o escritor californiano não se mostrou intimidado com a descoberta.


- Quem quer que seja o fantasma não pretendemos abandonar a nossa casa – declarou Hyams num artigo publicado no Saturday Evening Post.

Mas, finalmente, acabaram por abandonar a casa. Depois da psicóloga ter completado a investigação, Sommer e Hyams ainda convidaram mais uma médium para investigar a situação da casa. Jacqueline Eastlund visitou a residência em 1966 e fez a seguinte advertência ao casal:

- Vejo a sala de jantar em chamas no ano que vem. Tenham cuidado.

Exausto, o casal afinal decidiu vender a casa em 1967, mas um misterioso incêndio deflagrou repentinamente na sala de jantar, antes que eles se tivessem mudado. A origem do fogo, assim como da própria assombração, jamais foi explicada.

Fonte: O livro dos fenômenos estranhos,  Charles Berlitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário