Mais Acessadas

domingo, 20 de abril de 2014

Estátua Egípcia se Move Sozinha em Museu

Uma estátua de 4 mil anos, um museu, uma câmera de segurança: parece lista de orçamento de filme de terror, mas a história aconteceu de verdade, em Manchester, na Inglaterra. A estátua de Neb-Senu, retirada da tumba de uma múmia egípcia, teria sido feita como oferenda ao deus Osíris e está no local há 80 anos. Apesar disso, começou a mostrar sinais de vida só em 2013. 

 

Tudo mudou quando o zelador do local percebeu que ela estava de costas para os visitantes, o que era estranho já que estava presa dentro de uma redoma de vidro. Apesar disso, como mostra o vídeo (é essa estátua mais escura, ao fundo), isso não impediu que a estátua girasse, já que fez isso sozinha. 



Inicialmente considerada uma peça pregada por funcionários ou "maus espíritos", como acredita o zelador, cientificamente a estranha rotação da peça é atribuída à um fenômeno conhecido como "fricção diferencial", caracterizado pela movimentação de objetos em torno de seu próprio eixo em resposta à vibrações. Isso quer dizer que a razão talvez tenha sido uma construção acontecendo ali perto, um terremoto, os passos das pessoas e ônibus na rua ou...o tinhoso, mesmo. Em todo caso, se for à Manchester, fique esperto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário